Brinquedos Educativos?


Nada como unir o útil ao agradável. Os brinquedos educativos fazem exatamente isso: divertem as crianças ao mesmo tempo em que educam. Os brinquedos educativos são mais simples que os brinquedos da moda, bastante utilizados no dia-a-dia de casa como no da escola, e estimulam a criatividade e raciocínio da criança, sempre propondo desafios. Nos últimos anos, o número de lojas brasileiras especializadas em brinquedos educativos cresceu 300%, onde hoje 20% do mercado nacional de brinquedos é formado pelos educativos. Portanto, confira abaixo dicas e sugestões de compras de Brinquedos Educativos.



Quais são os tipos de brinquedos educativos disponíveis no mercado?Guia de Compras de Brinquedos Educativos
A variedade é enorme. Existem cubos, blocos coloridos, jogos de estratégia, fantoches, marionetes, caleidoscópios, casinhas com materiais básicos, jogos para colorir, trapinhos em feltro, jogos para estimular a memória, jogos de raciocínio e brinquedos didáticos. As brincadeiras proporcionam diversão enquanto que estimulam o aprendizado e o desenvolvimento da criança. As peças geralmente são coloridas, o que chama a atenção dos pequenos. Depois de uma certa faixa etária, surgem os jogos de tabuada, os jogos para aprender as vogais e o alfabeto e assim por diante.

Quais os benefícios dos brinquedos educativos?

Além de serem mais baratos que os modernos, eles ajudam no desenvolvimento da criança, em conceitos pré-escolares, como cores, números, formas, letras, matemática e linguagem. Auxiliam na percepção de organização e estimulam o raciocínio lógico. Por não contar com tanto aparato tecnológico, estes brinquedos aguçam a criatividade e também a curiosidade. Sem contar que alguns jogos trazem noções de estratégia, vitória, derrota e ensinam à criança princípios de respeito e moral.

Como escolher o brinquedo certo?

Um fator de influência é a idade da criança. Alguns jogos são mais básicos, outros exigem uma experiência e idade maior. É necessário combinar o brinquedo certo para não haver quebra de etapas no aprendizado da criança. Para bebês com um ano de vida, são indicados objetivos que desenvolvam a sua coordenação motora, como martelinhos, jogos de encaixe e bolas. A partir dos dois anos, as crianças passam a identificar cores e formatos. Portanto, deve optar-se por brinquedos com cores primárias. A partir dos três anos, teatros, instrumentos musicais, letrinhas e números tornam-se boas ferramentas de pré-alfabetização. Já dos seis aos oito anos, é importante o foco em jogos pedagógicos que estimulem o raciocínio. Dominós, jogos de perguntas e de estratégia, dentre outros, são ótimas opções. Uma dica importante é sempre olhar na embalagem do produto a idade indicada, pois além de dar um brinquedo propício para a idade da criança, você garantirá a segurança dela.

O que é melhor: brinquedos educativos ou modernos?

Geralmente, a preferência das crianças de hoje é por brinquedos eletrônicos, tecnológicos ou que estão na moda. É importante focar que brinquedos educativos são mais artesanais e comprovadamente estimulam mais a criatividade, ao contrário dos brinquedos modernos, que fazem tudo sozinhos. No entanto, também existem brinquedos novos que trabalham com este conceito de entreter ao mesmo tempo em que educam. Procure variar bem os brinquedos de sua criança, a fim de que ela desenvolva sua coordenação, psicomotricidade e inteligência. Vale a pena, portanto, investir nos dois tipos de brinquedos.

Qual a utilidade dos fantoches na educação da criança?

Fantoches são úteis no aspecto da criança aprender que nem todo mundo é igual, ensinando a conviver respeitando as diferenças. Há fantoches de diversas formas, cores, e os pais podem utilizar no mesmo ambiente bonecos brancos, negros, sem braço ou sem perna, por exemplo. Além disso, eles ajudam a criança a se expressar, a criar e reinventar histórias, a se relacionar e exercitar seu vocabulário e a sua criatividade.

Quais são os benefícios do quebra-cabeça e com que idade posso comprar um para uma criança?

Os quebra-cabeças contribuem para o desenvolvimento intelectual da criança, por ser um brinquedo organizado que requer desempenho. É um jogo de desafio, que promove a motivação e facilita escolhas e decisões dos pequenos. Desenvolvem também a criatividade, pois exige que a fantasia entre em jogo. Os problemas e dificuldades que ocorrem montando o quebra-cabeça fazem a criança crescer através da procura por soluções ou alternativas. Ao mesmo tempo, isso favorece a concentração, a atenção e imaginação infantil. A consequência dessa brincadeira é uma criança mais calma e mais relaxada.

Texto retirado do site http://www.wiki2buy.com.br/wiki/Brinquedos_Educativos.